top of page

· Adriana Garcia Gonçalves

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e em Fisioterapia pela Universidade de Marília (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Pedagogia e Fisioterapia, com ênfase na educação, metodologia e prática educacional no contexto escolar e não-escolar e acessibilidade de crianças com deficiência física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, metodologia científica, tecnologia assistiva, classe hospitalar e estimulação precoce.

 

 

· Ana Maria Klein

Graduada em Pedagogia e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, , mestrado e doutorado em Educação (área temática psicologia e educação) pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Estadual Paulista, UNESP campus São José do Rio Preto e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Strictu Sensu: Ensino e Processos Formativos (UNESP São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal). Vice-coordenadora do curso de Pedagogia. Coordenadora local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Consultora ONU/PNUD;UNESCO em Educação e Direitos Humanos. Foi membro da Comissão Relatora das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos (DCNEDH) junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Docente na USP - EACH (2005-2010). Consultora da UNESCO em programa de formação docente. Consultora do MEC no programa Ética&Cidadania e em Educação em Direitos Humanos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em direitos humanos, formação moral, ética e cidadania, metodologias ativas de aprendizagem.

​

​

· Carlos Vinicius Gomes Melo

Carlos Vinicius Gomes Melo, psicólogo CRP03/6732. Pesquisador-bolsista FAPESP. Doutorando em Psicologia Social e Trabalho na USP com o tema: Atuação dos profissionais de psicologia no tema das relações étnico-raciais;. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela UFBA, desde 2014, no qual trabalhou com tema das Estratégias de enfrentamento psicológicos de pessoas negras e com deficiência frente ao duplo estigma. Especialista em Psicoterapia Analítica pelo IJBA. Especialista em Saúde Coletiva pelo IBPEX. Graduado em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, desde 2010. Dentre algumas atuações, foi assessoria acadêmica como Coordenador Acadêmico e Professor do Programa Public Health, Race, and Human Rights" (Saúde Pública, Raça e Direitos Humanos) do SIT Study Abroad, da base de Salvador, Bahia. Tem experiência como Conselheiro do XIV Plenário do CRP03, gestão 2013-2016 e também do XIII Plenário, gestão 2010/2013, coordenando a Comissão de Direitos Humanos. Fez representação no Conselho Municipal de Comunidades Negras e no Comitê Técnico do Selo da Diversidade Étnico-Racial da cidade de Salvador. E também Representante da Região Nordeste na Coordenação Nacional da Articulação de Psicologa(o)s Negra(o)s e Pesquisadores sobre Subjetividade e Relações Raciais (ANSPINEP). Atuou como psicólogo técnico de saúde mental no Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares, projeto da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante (ARDFC), Programa de Extensão da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA. Já atuou como psicólogo no CRAS Rural no município de Boa Vista do Tupím. Tem experiência nas áreas de Psicoterapia, Psicologia Social, Pesquisa, Direitos Humanos, Redução de Danos no Uso de Drogas, na Política de Assistência Social.

​

​

​

· Fernanda Felisberto da Silva

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora pelo Programa de Literatura Comparada da UERJ, área de pesquisa Literatura afro-americana e negro-brasileira. Mestre em Estudos Africanos, com ênfase na literatura nigeriana contemporânea pelo El Colegio de Mexico. Graduada em Letras - Português-Francês, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora do Curso de Aperfeiçoamento em História e Cultura Afrodescendente da PUC-RJ. Pesquisadora das narrativas de mulheres negras, presente nas literaturas Africanas, Negro-brasileira, Afro-americana e Arfo-latina. Integrante do LEAFRO - (NEAB) da UFRRJ e integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq/UFRRJ) GEDIR - Gênero, Discurso e Imagem. Atuação no mercado editorial brasileiro. Longa experiência na formação continuada professores nas questões étnico raciais, com ênfase na literatura Negro-brasileira os conteúdos da Lei 10.639/2003, e presença da autoria negra no mercado editorial nacional. Possui publicações na área das literatura Negro-brasileira, Negro-diaspóricas e das relações raciais e educação. Pesquisadora da Coleção Literatura e Afrodescendência no Brasil: antologia crítica - organizada pelo Prof. Dr. Eduardo de Assis Duarte. Tutora do Pet-Conexões Baixada - IM UFRRJ.

 

​

​

​

· Gislaine de Fátima Ferreira da Silva

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), conclusão em 2016. Especialista em Educação Inclusiva e Psicopedagoga pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora efetiva de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Membro da Equipe Pedagógica da Diretoria de Educação a Distância (Dired/UFLA) e da Equipe de Tutoria do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Professora orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia a Distância (UFLA). Integrante do Grupo de Pesquisa: Relações entre a filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente, coordenado pela professora Drª Cláudia Maria Ribeiro. Constitui área de interesse: diferenças; educação especial e reterritorialização; arte, teatro e docência artista; imaginário.

 

​

​

· Lídia Lopes Ozório

Graduada em Pedagogia, Universidade Vale do Rio Verde (1991), Pós Graduação em Psicopedagogia ( 1998) mestrado em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde (2005). Tem experiência na área de Educação, como docente e coordenadora pedagógica no Curso de Pedagogia e Pós Graduação em Educação. Atuou como Técnica em Assuntos Educacionais ( Núcleo Pedagógico) da Pró Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Itajubá/UNIFEI e atualmente está exercendo sua função no Setor Pedagógico do IFSULDEMINAS/ Campus Avançado Carmo de Minas; Atua na área de Educação e seus temas de ensino e pesquisa são: diversidade, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, formação de professores e diversidade étnico-racial, políticas educacionais, movimentos sociais e educação.

​

​

​

· Luciene Celina Cristina Mochi

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (PPGE/UFJF). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/2016), Área de Concentração: Sociedade e Políticas Públicas. Durante o Mestrado, foi contemplada com a Bolsa de Estudos CAPES. Graduada em Artes Cênicas com Licenciatura para o Teatro, pela Universidade Estadual de Maringá (PARFOR/UEM/2016). Especialista em Educação Especial, pelo Instituto Paranaense de Ensino (2008). Pedagoga, com Habilitação para Orientação Escolar (FAFIJAN/2001). Professora da rede Estadual de Educação do Paraná, atuando nas áreas dos Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGDs e Altas Habilidades/Superdotação. Professora dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu nas disciplinas: Fundamentos Históricos e Políticos da Educação Especial no Brasil; Altas Habilidades/Superdotação; Transtornos Específicos de Aprendizagem; Transtornos Globais do Desenvolvimento e Jogos Teatrais em Sala de Aula. Na graduação, ministra as disciplinas de Didática Geral, História da Educação e Tópicos Especiais em Pedagogia. A linha de pesquisa que desenvolve são os Estudos de Gênero e Sexualidade; Estudos Feministas e Famílias Lesboafetivas. Aluna participante do Flores Raras: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Feminismos - FACED/UFJF/CNPq.

​

​

​

· Marlyson Junio Alvarenga Pereira

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2008). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2012) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2014). Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Unesp/ FFC - Marília. Sou professor na educação básica atuando nas disciplinas de filosofia e sociologia, desde 2009. Sou tutor no curso de filosofia a distância da Universidade Federal de Lavras. Atuo nos temas da travestilidades, homossexualidades, resistências, corpo.

​

 

 

·Renata Chrystina Bianchi de Barros

Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia e é Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). É Mestre e Doutora em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-Doutora pelo Laboratório de Estudos Urbanos, também na UNICAMP. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), em Pouso Alegre/MG. Compõe e lidera o Grupo de Pesquisa Tecnológica da Linguagem (ETL); e desenvolve pesquisas que contam com a colaboração de pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino do Brasil e do Exterior. É autora do livro A singularidade da clínica fonoaudiológica? (Campinas: RG Editores, 2012), além de organizadora de demais títulos na linha de pesquisa Língua e Ensino, como o título; Sociedade e Medicalização (Campinas: Pontes, 2015). Coordena o Grupo de Estudos em Discurso - GEDI, também no PPGCL-UNIVÁS. Atualmente, também atua como Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) da UNICAMP.

 

·Rozana de Fátima Francisquini

 

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) (1995).Residência Médica em Pediatria pela Faculdade de medicina da UFJF,Especialização em Saúde da Família pelo NATES/UFJF e Especialização em Psiquiatria pelo IPEMED/BH.Atualmente é médica psiquiatra, professora colaboradora das Disciplinas Psiquiatria I e II da Faculdade de Medicina de Itajubá(FMIt). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria,Saúde da Família e Psiquiatria.Mestranda do Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá).

​

·Thaís Helena Ferreira Santos

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2008) e mestrado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é doutoranda também em Ciências da Reabilitação. Atua, principalmente em Fonoaudiologia voltada aos distúrbios psiquiátricos da infância.

​

​

​

· Vanessa Aparecida Balbino

Graduada em licenciatura em Normal Superior  pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de São Lourenço e em Bailarina Clássica pela Royal Academy of Dance- Londres – 2013. Tem  experiência como Monitora de Dança na Escola Municipal Ida Mascarenhas Lage;  Monitora de Ballet Clássico; assistente coreográfica; Professora de ballet clássico e Diretora artística; Assistente Administrativo e Pedagógico.

Palestrantes

bottom of page